Efapel Cycling
O projeto de José Azevedo entra para o seu terceiro ano de existência e depois de 2 vitórias em 2023 irá enfrentar um 2024 com ambições renovadas. A equipa conta com 5 saídas e 5 entradas, num plantel que irá ter 11 ciclistas.
A equipa manteve algumas das caras em destaque durante 2023, como Henrique Casimiro, Tiago Antunes ou Joaquim Silva, sendo que Casimiro e Silva serão nomes mais vocacionados para a alta montanha, ao passo que Antunes terá uma grande panóplia de provas que se adequam às suas características no calendário nacional. As restantes manutenções na equipa são: Aleksandr Grigorev, Pedro Pinto e Keegan Swirbul.
De saída estão Emanuel Duarte para a Credibom – L.A. Alumínios – Marcos Car, Gaspar Gonçalves para a Aviludo – Louletano – Loulé Concelho, Francisco Guerreiro para a Kelly / Simoldes / UDO, André Soares para a Radio Popular – Paredes – Boavista e ainda a saída relâmpago de Rafael Silva que irá abandonar a modalidade.
As caras novas da equipa serão 5 e contam com uma entrada surpresa de última hora: Abner González (ex-Movistar Team). O ciclista porto-riquenho muda-se para a equipa de Azevedo após 3 anos com a equipa do World Tour Movistar Team e trará consigo maior poder de fogo para a alta montanha, e será mais um nome ao dispor da equipa nesse capítulo. Para os sprints o novo recruta Santiago Mesa (ex-ABTF Betão – Feirense) será o ciclista de serviço, ele que tentará ser ainda mais vitorioso nesta temporada, depois dos bons apontamentos que deixou em 2023. A juventude continua na ordem do dia para a estrutura vilacondense, sendo que António Ferreira (ex-Kelly / Simoldes / UDO), Pedro Pinto (ex-Fonte Nova – Felgueiras) e Viacheslav Ivanov (ex-Team MP Group) irão dar mais opções nesse âmbito, com Ferreira a estar mais vocacionado para etapas mais planas ou com alguma dureza, já Pinto e Ivanov (que foi um dos melhores trepadores do calendário amador espanhol) terão maior destaque em provas de alta montanha.

Foto: Efapel Cycling