Categories Estrada Nacional

Daniel Babor dá a primeira vitória às equipas estrangeiras na Volta a Portugal; João Matias é o novo camisola amarela!

A segunda etapa em linha da Volta a Portugal Continente teve uma extensão de 184,5 quilómetros e ligou Estremoz a Castelo Branco tendo como vencedor: Daniel Babor (Caja Rural – Seguros RGA). O checo bateu o espanhol Andoni López de Abetxuko (Euskaltel – Euskadi) e o vencedor da tirada anterior, João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), que é o novo camisola amarela da Volta. O ciclista checo efetuou um sprint impressionante abrindo caminho e passando por vários ciclistas nos últimos metros!

Um quarteto em fuga

O dia de hoje foi abrilhantado pelas 4 unidades que estiveram escapados do pelotão: Yanne Dorenbos (Equipo Kern Pharma), Unai Iribar (Euskaltel – Euskadi), João Macedo (Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car) e Raul Rota (Radio Popular – Paredes – Boavista). Não tiveram grande margem dada pelo pelotão, visto que só tiveram como vantagem máxima os 3 minutos.

Durante a contagem de montanha do Monte Paleiros, Macedo e Rota atacaram os companheiros de fuga, sendo que Rota se isolaria, ganharia a contagem de montanha, e estaria adiante dos 3 companheiros de fuga durante uns quilómetros até abrandar e voltar a ser alcançado pelos restantes fugitivos. Na Serra de São Miguel os ataques de Rota e Macedo reeditaram-se, sendo que desta vez foi Macedo a passar na frente da contagem de montanha. João Macedo, o último integrante da fuga acabaria por passar na frente na contagem de montanha do Retaxo, porém seria alcançado pelo pelotão pouco depois.

As classificações

Hoje o dia foi de algumas mudanças nas classificações: João Matias, fruto das bonificações de hoje, assume a liderança da prova. Já na classificação dos pontos é Daniel Babor o novo comandante, e na montanha, fruto da fuga de hoje, é João Macedo o novo líder, com os mesmos pontos do anterior líder, Luís Ángel Maté. Na juventude a classificação não se alterou e é Pablo García (BAI Sicasal Petro de Luanda) o melhor jovem. Por equipas comanda a Glassdrive / Q8 / Anicolor e no combinado o melhor ciclista é Colin Stüssi (Team Vorarlberg).

Foto de Capa: Matias Novo / Podium Events

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *