Alberto Dainese (Team DSM Firmenich) conquista a 19ª etapa da Volta a Espanha. Os ciclistas que lutam pela classificação geral tiveram um dia tranquilo.
Os ciclistas tinham no dia de hoje uma ligação entre La Bañeza e Íscar, num total de 177 km’s. A jornada era completamente plana e, rapidamente, constituiu-se a fuga que iria marcar a etapa. 4 foram os corredores que integraram a escapada – o trio francês (Clément Davy, Paul Lapeira e Mathis Le Berre) – e o checo Michal Schlegel.
As equipas da Alpecin – Deceuninck (do camisola verde Kaden Groves) e da UAE Team Emirates (do duo Rui Oliveira e Juan Sebastián Molano) colocaram o ritmo no pelotão de modo a que a fuga não ganhasse muito tempo e, por consequência, houvesse uma chegada rápida à meta.
Graças ao trabalho dessas duas equipas, Paul Lapeira (AG2R Citroën Team) e Mathis Le Berre (Team Arkéa – Samsic) foram apanhados a sensivelmente 20 quilómetros da meta. Clément Davy (Groupama – FDJ) foi o mais combativo e ainda amealhou a pontuação máxima no sprint intermédio colocado a 19.3 km’s do fim. Kaden Groves (Alpecin – Deceunink) foi o mais forte no pelotão, arrecadando 17 pontos para a camisola verde.
Depois do frenesim devido ao sprint intermédio, Samuele Battistella (Astana Qazaqstan Team) movimentou-se de forma solitária, mas a sua aventura terminou a 10 km’s da chegada.
Os últimos quilómetros ficaram marcados pela guerra do posicionamento entre as equipas dos velocistas e as equipas dos homens para a classificação geral. No entanto, a 1500 metros da meta verificou-se uma queda que envolveu, entre outros, a equipa da Alpecin – Deceunink e, desta feita, Kaden Groves, o principal candidato a vencer, ficou de fora da luta pela vitória na etapa.
No sprint atribulado, Alberto Dainese (Team DSM Firmenich) bateu no mano-a-mano o seu compatriota Filippo Ganna (INEOS Grenadiers). Esta é a 3ª vitória de Alberto Dainese em grandes voltas (2 vitórias no Giro d’Italia e 1 vitória na Vuelta a España).
Por último, Rui Oliveira foi o melhor da UAE Team Emirates, fechando a etapa na 11ª posição. André Carvalho (Cofidis) terminou no 12º lugar e foi importante para Davide Cimolai finalizar no 4º posto.