Estrada, Nacional

Clássica Aldeias do Xisto: o dia de todas as decisões na Taça de Portugal Jogos Santa Casa!

Clássica Aldeias do Xisto: o dia de todas as decisões na Taça de Portugal Jogos Santa Casa!

O embate final da Taça de Portugal Jogos Santa Casa está marcado para amanhã na Clássica Aldeias do Xisto, que terá a ligação entre Sobral de São Miguel, na Covilhã, e Ferraria de São João, em Penela, numa extensão de 144,8 quilómetros. A prova contará com a presença de 19 equipas: as 10 equipas continentais UCI portuguesas, as 7 equipas de clube/sub23 portuguesas e 2 equipas espanholas – a Aluminios Cortizo, que já esteve presente na Prova de Abertura, e o Supermercados Froiz, que fará a primeira aparição em Portugal, este ano.

A corrida terá um percurso bastante ondulado e com poucos quilómetros planos, onde serão ultrapassadas duas contagens de montanha de 3ª categoria na primeira metade da clássica, em Armadouro e em Pampilhosa da Serra, e mais uma contagem de montanha a coincidir com a meta.

O perfil da Clássica Aldeias do Xisto.
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

A subida a Ferraria de São João contará com 5,4 quilómetros, com uma pendente média de 7,2%, prometendo ser o ponto alto da corrida, onde as maiores diferenças poderão ser feitas. O perfil da subida é constante, não existindo muitas zonas de descanso.

Perfil da subida da Ferraria de São João (o perfil completo da subida com 6,2 quilómetros).
Fonte: Strava

As contas da Taça estão muito renhidas, com Rafael Silva (EFAPEL Cycling) a ser o líder com 120 pontos, no entanto tem muito perto Daniel Freitas (Radio Popular – Paredes – Boavista), Leangel Linarez (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados), que não entra nas contas da prova, visto que não estará à partida no dia de amanhã, Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor) e ainda o último vencedor da Taça, Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO). Deste lote sairá o vencedor da Taça, visto que só 10 ciclistas poderão, ainda, chegar a esse objetivo. Ainda assim, os outros 5 ciclistas já estão longe da liderança. No ranking da Taça sub23, os únicos candidatos a vencer a geral são Pedro Silva (líder da mesma) e Afonso Eulálio, ambos da Glassdrive / Q8 / Anicolor, sendo que João Macedo (L.A. Alumínios – Credibom – Marcos Car) e Juan Guillermo Jaramillo (JVperfis – Winmob) são igualmente candidatos, mas já se encontram algo distantes dos dois ciclistas da Glassdrive / Q8 / Anicolor.

Relativamente aos favoritos para o dia de amanhã, os nomes que poderão estar na discussão são: Amaro Antunes, João Rodrigues e José Neves (W52 – FC Porto); Gonçalo Carvalho (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados); Tiago Antunes e Joaquim Silva (EFAPEL Cycling); António Carvalho e Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor). Nomes como Rafael Silva, Daniel Freitas ou Luís Gomes, que estão na luta pela Taça, serão outros dos nomes a ter em conta. O último vencedor da prova, Joni Brandão, não estará presente na edição deste ano.

Espera-se um dia sem chuva para a corrida de amanhã e que a prova seja muito movimentada desde as primeiras dificuldades montanhosas. A emoção não faltará!

Written by - - 171 Views

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *