É já amanhã que a última prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa sai para a estrada, com a realização da 6.ª edição da Clássica Aldeias do Xisto. O dia irá ser marcado por muito sobe e desce e com um final numa subida de 3.ª Categoria em Aigra Nova. As gerais da Taça de Elites e de Sub-23 ainda estão em aberto, sendo que em ambas as classificações ainda tudo pode mudar.
Esta será a primeira corrida do que se pode chamar o segundo bloco de corridas da temporada depois de 20 dias sem competição para os Elite e os Sub-23, em solo nacional. Podem aproveitar para ler, ou reler, as declarações dos diretores desportivos das equipas nacionais sobre os objetivos para a temporada de 2023, aqui.
Taça de Portugal Jogos Santa Casa: As classificações e quem, ainda, está na luta!
Na liderança da Taça de Elites está Rafael Silva (Efapel Cycling), com 105 pontos, no entanto com 75 pontos ainda em disputa a batalha prevê-se acirrada, sendo que 16 ciclistas ainda podem chegar à vitória final, matematicamente. Os mais diretos perseguidores são Rodrigo Caixas (Credibom – L.A. Alumínios – Marcos Car), com 95 pontos, e Santiago Mesa (ABTF Betão – Feirense), com 86 pontos, sendo que o sprinter colombiano não irá marcar presença na prova. As maiores ameaças na luta pela classificação serão Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor) e Luís Gomes (Kelly / Simoldes / UDO), com 77 e 76 pontos, respetivamente. Recorde-se que Luís Gomes é o atual detentor da Taça, sendo, inclusivamente bicampeão, procurando a terceira vitória consecutiva.
Passando para a Taça de Sub-23, a liderança está nas mãos de Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), com 140 pontos, sendo que o barcelense dispõe de uma boa vantagem em relação aos perseguidores, estando, matematicamente, somente 5 ciclistas na disputa pela vitória final. Os rivais mais diretos são Diogo Saleiro (Fonte Nova – Felgueiras), com 90 pontos, e Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira / Segmento d’Época / Reol), com 80 pontos. O único outro ciclista que ainda pode levar de vencida a geral é Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense), com 75 pontos, no entanto é Silva que parte na pole position para revalidar o título que conquistou no pretérito ano.
As classificações da Taça à entrada da última prova.
Clássica Aldeias do Xisto: Tudo o que precisas de saber sobre as equipas e o percurso!
À hora de escrita do artigo estão pré-inscritos 112 ciclistas, divididos por 16 equipas. Estarão presentes 8 das 9 equipas Continentais UCI portuguesas (faltando a Radio Popular – Paredes – Boavista que foi suspensa pela UCI por 30 dias e ainda se encontra a cumprir o castigo), e as 8 equipas de clube/sub-23 portuguesas. Desta feita não teremos nenhuma equipa estrangeira a compor o lote de equipas presentes na prova.
O percurso da prova irá ter 148,8 quilómetros e será um carrossel alucinante de sobe e desce durante toda a extensão do percurso. Existirão 3 dificuldades montanhosas de 3.ª Categoria, sendo que a primeira, Portela do Fojo, surge na primeira metade da corrida. A segunda dificuldade categorizada será a ascensão a Castanheira de Pera que terá 12,9 quilómetros e alcançará os 1000 metros de altitude, sendo que a pendente não será muito elevada, no entanto devido à extensão espera-se que possa fazer as primeiras diferenças entre os candidatos à vitória. Coroada a segunda contagem de montanha do dia faltarão menos de 40 quilómetros para o final, sendo que a maior parte desses quilómetros finais serão feitos em descida. A dificuldade final, Aigra Nova, terá 3,7 quilómetros e espera-se que a subida seja bastante atacada para um final emocionante da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.
Para amanhã espera-se um dia com bastante sol e com as temperaturas a atingirem os 26º, um dia quase ideal no que toca a condições meteorológicas.
Os favoritos
Tendo em conta que esta será a primeira prova do calendário nacional com um perfil mais montanhoso a lista de candidatos à vitória final é um pouco diferente das últimas provas, assim sendo nomes como: António Carvalho e Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense), Venceslau Fernandes (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), Vicente García de Mateos e Jesús del Pino (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Anderson Maldonado (CCL / Matdiver / Anastácio Mendes & Mendes, Lda / Suplementos24.com), João Medeiros e Alexandre Montez (Credibom – L.A. Alumínios – Marcos Car), Aleksandr Grigorev, Henrique Casimiro e Joaquim Silva (Efapel Cycling), Frederico Figueiredo, Artem Nych e Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), Adrián Bustamente, Luís Gomes e Hélder Gonçalves (Kelly / Simoldes / UDO) e, ainda, Bruno Silva e Gonçalo Carvalho (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) poderão ser os principais candidatos a evidenciarem-se no certame. Interessante será também perceber se Rafael Silva irá conseguirá aguentar a dureza da prova e manter a liderança da Taça.
Os dados estão lançados para mais uma prova em solo nacional onde se espera uma corrida bastante atacada e um bom espetáculo!
Foto de Capa: João Fonseca Photographer (UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo)