Estrada, Nacional

Clássica Aldeias do Xisto: Joni Brandão vence de azul e branco

Num dia marcado pela chuva intensa, pelo frio e pelo exigente percurso, foi Joni Brandão (W52-FC Porto) quem se impôs na Clássica Aldeias do Xisto, uma corrida com pouco mais de 142 quilómetros e que ligou as aldeias de Benfeita e do Fajão. Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua) e Frederico Figueiredo (Efapel) completaram o pódio do dia.

Sem tréguas meteorológicas ao longo de todo o percurso, a decisão da corrida foi, como se esperava, adiada para as três montanhas dos 40 quilómetros finais. Foi exactamente na primeira delas, na Cerdeira, que se formou um grupo de dez unidades com atletas das principais equipas do pelotão. Foi nos Cêpos, segunda contagem de montanha do dia, que Joni Brandão e José Neves (W52-FC Porto), Tiago Antunes e Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) e ainda Frederico Figueiredo (Efapel) ‘saltaram’ para a frente da corrida, onde apenas resistiam Ricardo Vilela (W52-FC Porto) e Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon).

Foi já nos últimos 2500 metros que se fizeram as verdadeiras diferenças. Frederico Figueiredo foi o primeiro a lançar-se ao ataque, mas não surpreendeu os demais. No final foi Joni Brandão quem triunfou, levantando os braços em Fajão, ganhando 4 segundos a Tiago Antunes e 6 segundos a Frederico Figueiredo. Esta é a primeira vitória de Joni Brandão com a camisola azul e branca da W52-FC Porto, num dia em que volta a assinar o triunfo nas Aldeias do Xisto, onde tinha vencido em 2019.

O pelotão nacional está de regresso à competição no próximo domingo, dia da Clássica da Arrábida, prova do calendário UCI e que trará à região de Setúbal algumas equipas internacionais.

Written by - - 209 Views