Internacional, Nacional, Pista

Ciclismo de Pista 101: Europeus 2024 com Diogo Narciso

Ciclismo de Pista 101: Europeus 2024 com Diogo Narciso

Já são conhecidos os convocados de Portugal para os Campeonatos Europeus de Ciclismo de Pista! São 6 os corredores que vão representar Portugal no velódromo em Apeldoorn, Países Baixos: Iúri Leitão, Rui Oliveira, Tata Martins, Daniela Campos, Diogo Narciso e Rodrigo Caixas. À medida que entramos na fase crucial da qualificação olímpica, estes atletas terão a missão de defender os lugares portugueses de apuramento (nas disciplinas de Madison e Ominum) para Paris’2024.

A Seleção Nacional de Pista já está nos Países Baixos, imersa numa preparação intensiva para a grande competição. Os atletas tiveram a oportunidade de explorar o Velódromo de Apeldoorn, palco deste prestigiado evento, realizando treinos que visam afinar a sua performance. Entretanto, tivemos a oportunidade de conversar com Diogo Narciso, ciclista da seleção, sobre as suas aspirações ao representar Portugal e visão sobre a equipa. A ânsia de alcançar bons resultados e a determinação são palpáveis entre os membros da seleção, criando uma atmosfera de otimismo e comprometimento em busca de resultados notáveis na vertente de Pista.

Diogo Narciso, 22 anos, atelta da equipa UCI continental Credibom/LA Aluminiso / Marcos Car, já representou por diversas ocasiões a Seleção Nacional de Pista, onde em Sub-23 conquistou 3 medalhas nos Europeus – 2 medalhas de prata na Corrida por Pontos, e em 2023 conseguiu a sua primeira medalha em Scratch, de prata- o atleta não baixa os braços, neste caso as pernas, e acredita que um dia irá envergar a tão desejada camisola de campeão europeu, que lhe tem escapado por escassos centímetros. O atleta mostra a sua perseverança e vontade de crescimento, dando o melhor de si em todas as competições. Com apenas 22 esta será a sua terceira internacionalização na categoria de Elites. Narciso tem sido um ativo importante no apuramento olímpico, conquistando diversos Top-10 nas Taças do Mundo, tendo mostrado o seu potencial na geração mais nova.

Qual o melhor momento da tua carreira no escalão Sub-23, ao serviço da seleção nacional de pista? 

Diogo Narciso: “Para mim, sem dúvida, os melhores momentos no escalão de sub-23 foram as 3 medalhas de prata que tive nos Campeonatos da Europa.”

Quais as tuas aspirações na seleção agora como elite?

Diogo Narciso: “Quero continuar a adquirir experiência, lutar por bons resultados para a nossa seleção e, quem sabe, um dia poder representar Portugal nos Jogos Olímpicos.”

Campeonatos Europeus 2024

A notícia divulgada pela Federação Nacional de Ciclismo confirma a participação de Diogo Narciso nos Campeonatos Europeus de Pista, para competir na categoria de Elite nas disciplinas de Eliminação e na Corrida por Pontos, ambas disciplinas bem conhecidas do atleta português, uma vez que na Corrida por Pontos já conquistou não uma, mas duas medalhas de prata em Sub-23.

Eliminação: É uma corrida em pelotão, sendo que a cada duas voltas é eliminado o último atelta a cruzar a meta – com a roda traseira. São eliminados ciclistas sucessivamente até à última volta, em que sobram 2 atletas, e o vencedor é definido.

Corrida por Pontos:  Com cerca de 40 km para a categoria masculina, a corrida por pontos é disputada em pelotão. Os ateltas podem ganhar pontos durante os sprints, a cada 10 voltas somando 10/5/3/2/1 pontos consoante a passagem na meta; a cada volta de avanço os corredores acumulam 20 pontos, já atletas dobrados recebem 20 pontos negativos. O sprint final é pontuado a dobrar comparativamente aos sprints intermédios: 10/5/6/4/2 pontos respetivamente.

Quais são os teus objetivos para a Eliminação e a Corrida por Pontos? 

Diogo Narciso: “Vão ser duas corridas duríssimas, a Eliminação vai ser uma corrida muito rápida em que vai ser preciso entrar muito bem, a colocação nesta prova é essencial, e veremos o que poderei fazer nesta corrida em que tenho vindo a evoluir e onde me tenho sentido mais confortável. Juntamente com o selecionador (Gabriel Mendes) veremos qual a abordagem a ter perante a corrida. Já a Corrida por Pontos é uma corrida que se encaixa bem nas minhas características e onde tenho vindo a ter resultados de relevo, nos últimos 2 anos entre os Elites consegui o 6.º lugar e este ano espero conseguir manter-me dentro desses postos.”

A Seleção Nacional já está por terras holandesas e ontem (9 de Janeiro) já tiveram oportunidade de testar o Velódromo de Apeldoorn, Narciso já conhece bem as particularidades deste Velódromo, onde em 2021 encheu de orgulho os portugueses com uma excelente exibição que lhe valeu uma das suas medalhas de prata no escalão Sub-23. O atleta destaca a pecularidade da configuração do Velódromo, no entanto considera que este se revela propício para a velocidade, o que se adequa a ele. Defende ainda que a experiência é elevada a outro nível nos dias de competição, com uma atmosfera vibrante e um apoio fervoroso dos espectadores que transformam cada corrida num espetáculo memorável.

Sendo que já tiveste oportunidade de treinar no Velódromo de Apeldoorn, podes falar-nos um pouco do ambiente que se vive lá? 

Diogo Narciso:” Sim, já treinamos no velódromo, eu já o conhecia do Europeu de 2021, e gosto particularmente da pista, difere um pouco da nossa de Anadia na zona das curvas, mas acho que é uma pista rápida. Tem um ambiente incrível nos dias das corridas, com todo um público nas bancadas a puxar pelos atletas. Avizinha-se um grande espetáculo!”

Seleção Nacional de Pista

Os resultados da Seleção Nacional de Pista são visíveis, e o ambiente é transversalmente elogiado pelos atletas, será que este ambiente está diretamente relacionado com a prestação dos atletas e com o seu bom rendimento? Os atletas apoiam esta premissa, sendo que o ambiente já foi largamente elogiado por Iúri Leitão e Tata Martins, e  Diogo Narciso não se acanha a elogiar a seleção nacional de pista, descrevendo o ambiente como algo verdadeiramente fantástico, destacando a importância da relação próxima entre os membros da equipa. Nesta atmosfera, para Narciso funcionam como uma segunda família, estando sempre presentes uns para os outros nos bons e maus momentos. Esta coesão e apoio mútuo tornam o ambiente propício ao crescimento individual e ao sucesso coletivo.

Qual é o ambiente da Seleção Nacional de Pista?

Diogo Narciso: “É um ambiente fantástico, temos todos uma relação incrível uns com os outros e isso é muito importante. Estamos lá sempre uns para os outros, nos momentos bons e nos momentos maus, é a minha segunda família.”

Quais foram os ensinamentos ou lições mais importantes dos teus colegas de seleção mais experientes?

Diogo Narciso: “Eles ajudam-me muito, a nível mental e também a nível táctico. Quando erramos em alguma coisa na pista eles são os primeiros a corrigir, para assim podermos melhorar cada vez mais. Quando enfrentamos os melhores do mundo e as coisas não saem bem ou como queremos, sentimo-nos desanimados e eles são os primeiros a incentivar-nos para continuar a trabalhar, pois um dia poderemos ser nós naquele lugar.” 

Os Campeonatos Europeus de Pista de 2024, marcam o início do apuramento olímpico de 2024, esta jornada irá começar hoje e promete elevar a adrenalina do ciclismo a novos patamares ao longo de vários dias de competição, estendendo-se até o dia 14 de janeiro. Este evento prestigiante, que ocorrerá no moderno velódromo de Apeldoorn, na Holanda, e reunirá os principais ciclistas de pista da Europa numa série de emocionantes disputas. Durante estes dias, que se esperam intensos, os atletas irão competir nas diversas disciplinas da Pista, incluindo (mas não apenas): velocidade, Perseguição, Corrida por Pontos e Madison; em busca do títulos europeus ou, para algumas nações, em busca do objetivo coletivo de garantir o apuramento olímpico. 

A nossa Seleção Nacional de Pista irá ser representada por 6 fervorosos atletas em diversas disciplinas. Podem ver as provas e apoiar os nossos atletas na Eurosport 2 nos seguintes dias:

Tendo em conta o apuramento olímpico e a importância destes Europeus, a Portuguese Cycling Magazine lançou uma série de artigos focados no assunto:

Ciclismo de Pista 101: Jogos Olímpicos´24

Ciclismo de Pista 101: Europeus de Pista 2024 com Iúri Leitão

Ciclismo de Pista 101: Europeus 2024 com Tata Martins

Fiquem desse lado a acompanhar a Seleção Nacional de Pista, com a Portuguese Cycling Magazine, nesta jornada até aos Jogos Olímpicos 2024!

Written by - - 348 Views

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *