António Morgado continua a elevar o nome de Portugal no mais alto escalão do ciclismo júnior, ao terminar em 5º lugar na primeira etapa em linha do Tour du Pays de Vaud, após ter terminado em 15º lugar no prólogo.
Se o lugar em si, 5º, não fascina pelo nível que esta geração portuguesa de juniores já nos habituou, então deixemo-nos deslumbrar por mais uma excelente exibição do jovem ciclista da equipa da Bairrada. Numa etapa com um traçado bastante ondulado, um grande grupo de ciclista destacou-se no inicio da prova, o qual nenhum ciclista nacional integrou. Este grupo chegou a alcançar 4 minutos de vantagem, vantagem essa que se ia mantendo a 18km do fim, altura em que o grupo de trás, numa enorme cavalgada conseguiu recortar essa vantagem.
De resto, Morgado apenas não alcançou quatro dos ciclistas escapados e do grupo de onde o ciclista português partiu, apenas Herzog chegou junto. Henrik Pedersen, da Dinamarca, venceu a etapa e subiu a primeiro na geral, secundado por Johannes Kulsen (Noruega) e Menno Huising (Países Baixos) enquanto que o grupo de Morgado, que venceu o sprint do grupo, chegou a 43 segundos de Pedersen.
António Morgado sobe assim a 9º na geral a 50 segundos de Pedersen. Gonçalo Tavares e Daniel Lima terminaram no grupo imediatamente a seguir, a 1 minuto e 35 segundos da frente e as suas posições foram 24º e 25º respetivamente.
Tiago Santos (55º) e Rafael Barbas (56º) terminaram a 4’51” da frente enquanto que o campeão nacional, Ruben Rodrigues terminou em 65º a 5’48.
Amanhã segue-se uma dupla jornada, de manhã marcada por muita montanha enquanto que de tarde haverá um contrarrelógio de 11,3km. Enorme expetativa para seguir o desempenho de António Morgado numa prova das mais prestigiadas provas de juniores do mundo.
No Comment