2023/2024: Uma época emocionante que chega a um dos seus pontos altos!
Este ano o Campeonato Nacional tem a particularidade de não fechar a temporada em solo nacional, algo que não aconteceu no ano transato. A temporada está a decorrer a bom ritmo e com muita emoção à mistura, marcada por 6 provas da Taça de Portugal, sendo que a abertura da temporada foi marcada pela prova internacional de Melgaço, que constou no calendário internacional UCI (Classe C2) e trouxe a Portugal alguns nomes interessantes do panorama internacional; por 3 provas da Taça de Regional de Ciclocrosse ACBL (faltando ainda a prova de Nariz para fechar essa competição) e pelo Campeonato Regional da AC Porto, celebrado no último domingo, em Vila Boa de Quires.
Cadetes
Começando pelos mais novos, nos Cadetes Masculinos temos tido uma batalha a 3 durante a temporada. O vencedor da Taça de Portugal foi João Vigário (DOMARSA / Santa Cruz / Bicicastro), levando de vencida 3 provas do certame, ao passo que os seus maiores opositores foram Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos), com 1 vitória na Taça, e Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB), com 2 vitórias na Taça. Nas Cadetes Femininas, também temos assistido a uma boa luta entre 3 atletas, sendo que a vencedora da Taça, Beatriz Rodrigues (Águias Alpiarça / Triumtermica), venceu por 3 vezes no certame nesta temporada, tendo como principais opositoras Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB), com 2 vitórias, e Estela Guerra (BTT Loulé /Elevis), com 1 vitória.
Juniores
Nos Juniores Masculinos a temporada também está a ser marcada por várias batalhas em pista, nomeadamente entre João Fonseca (Clube BTT Matosinhos), que venceu 4 provas e a geral da Taça, e, Duarte Galvão (Águias Alpiarça / Triumtermica), que triunfou na última prova da Taça. Já nas Juniores Femininas, Margarida Vasconcelos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) e Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) têm dividido o protagonismo durante a temporada, sendo que Vasconcelos foi a vencedora da Taça, com 2 vitórias, ao passo que Guerra triunfou por 3 vezes, nas 3 últimas provas da Taça.
Masters
Nos Master 30 Masculinos o grande dominador tem sido Augusto Midão (Rompe Trilhos / AJPcar) que venceu 4 provas da Taça e, ainda, o Campeonato Regional da AC Porto, ao passo que Ana Barata venceu todas as 6 provas da Taça, nas Master 30 Femininas. Nos Master 40 Masculinos o domínio de Rogério Matos (Rompe Trilhos / AJPcar) tem sido totalmente avassalador, com vitórias em todas as provas da Taça de Portugal, ao passo que nas Master 40 Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal / Edaetech) venceu 3 provas da Taça e a geral da mesma, com Irina Coelho (Freebike Shop / Bike Clube S. Brás) a vencer outra tantas provas. Nos Master 50 Masculinos, António Passos (Rompe Trilhos / AJPcar) venceu 5 das 6 provas da Taça, às quais juntou a vitória no Campeonato Regional da AC Porto, ao passo que Natália Mendes (Freebike Shop / Bike Clube S. Brás) venceu as 5 provas onde participou. Nos Master 60, Joaquim Pinto (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) também venceu 2 provas e a geral da Taça, sendo que Luís Tomé (Korpo Activo / Penacova) venceu 1 prova da Taça.
Elites e Sub-23
Nos Elites Masculinos voltamos a assistir a provas bastante entretidas este ano, sendo que este ano foram os Sub-23, João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) e Rafael Baltarejo Sousa (Guilhabreu MTB), a bater o pé aos Elites na Taça. Cruz com 4 vitórias na Taça, vencendo a geral de Elites e Sub-23, ao passo que Baltarejo Sousa triunfou por 1 vez na Taça e ficou em segundo na geral da Taça de Elites e Sub-23. Porém Mário Costa e Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) estiveram sempre no encalço de ambos e deverão estar na luta pelo título nacional. Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube), João Silva, o vencedor Sub-23 no Campeonato Regional da AC Porto, e Alexandre Montez (Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car) também rubricaram uma temporada interessante, até aqui, no escalão de Sub-23. Nas Elites Femininas, Ana Santos (Guilhabreu MTB) triunfou em 4 das 5 provas onde esteve presente (em Elites e Sub-23) e levou de vencida, tranquilamente, tanto a geral de Elites, como a de Sub-23. Joana Monteiro triunfou em 1 prova da Taça e afigura-se a maior opositora de Santos pelo título de Elite, na prova de Abrantes.