Ciclocrosse, Internacional

Antevisão do Campeonato do Mundo de Ciclocrosse: Tábor 2024

Antevisão do Campeonato do Mundo de Ciclocrosse: Tábor 2024

O circuito de Tábor: um clássico do arco-íris

A vila de Tábor (Fonte: Kami & the rest of the world)

Poderia facilmente passar despercebida como mais uma vila, típica das muitas espalhadas pela Europa. Com seus modestos 34 mil habitantes, Tábor não se destaca sequer como a localidade mais populosa da Boémia do Sul, uma das regiões administrativas da Chéquia. Situada a cerca de 70 quilómetros da capital do país, Praga, esta pequena localidade não passa despercebida aos olhos dos aficionados pelo ciclismo e pelo ciclocrosse. De facto, o fervor pelo ciclocrosse em Tábor tem as suas raízes no longínquo ano de 1994, quando o clube de ciclismo local, o ČEZ Cyklo Team Tábor, organizou uma prova incluída no calendário UCI, na categoria C2. O êxito foi tal que, no ano seguinte, elevada já à categoria C1, atraiu as luminárias da modalidade da época, como Richard Groenendaal, Adrie van der Poel ou Paul Herygers, que não quiseram perder a oportunidade de experimentar o circuito.

A ascensão meteórica de Tábor na cena internacional não tardou. Em apenas três anos, esta vila passou a figurar entre o restrito rol de anfitriões da mais prestigiada competição de regularidade, a Taça do Mundo de Ciclocrosse, substituindo Praga, que até então ostentava o título de representante checo no calendário internacional. Corria então o ano de 1998. Desde então, Tábor tem consistentemente mantido o seu papel como um dos palcos mais reverenciados da modalidade, acolhendo regularmente etapas da Taça do Mundo, além de sediar os eventos de maior destaque do desporto, como o são os Campeonatos da Europa e do Mundo.

O circuito de Tábor. Contudo, a neve estará ausente destes Campeonatos do Mundo (Fonte: IDL Pro Cycling)

Foi em 2001 que o circuito de Tábor serviu, pela primeira vez, de arena para a batalha do arco-íris. Coube a Eric Vervecken a honra de vestir a camisola de campeão do mundo (a primeira de três), para desagrado e ira dos muitos adeptos checos que assistiram in loco a um polémico encosto de Mario de Clercq em Petr Dlask, o homem da casa, acreditando ter tirado a oportunidade de vitória ao checo, que liderava a corrida a 500 metros do final. Estórias da história que nos permitem chegar a 2010, ano em que o “filho da casa” Zdeněk Štybar “vingou” Dlask e, perante as suas gentes, conquistou o seu primeiro título mundial. E como Tábor conjuga bem com estreias, segue-se 2015, e mais um batismo de arco-íris ao peito. Desta feita, um jovem neerlandês de 20 anos, a correr um Campeonato do Mundo pela primeira vez na categoria Elite, fez-se anunciar com estrondo entre os “grandes”. O nome? Vocês adivinharam, Mathieu van der Poel.

Em 2024, Tábor prepara-se para receber pela quarta vez a prova mais aguardada da temporada, passando assim a deter o record de maior número de organizações de Campeonatos do Mundo de Ciclocrosse da história.

O circuito de Tábor planeado para estes Campeonatos do Mundo não difere muito do seu desenho habitual. Após o tiro de partida, os crossers têm pela frente uma pequena zona asfaltada, em ligeira descida, mergulhando rapidamente na zona de campo. Aqui encontram o primeiro obstáculo, uma ponte, que terão de ultrapassar duas vezes em poucos metros. A partir deste ponto surge a primeira zona técnica, com várias curvas e contracurvas. As variações de altitude não são muito pronunciadas, mas é à entrada da zona de floresta, e já depois de ultrapassadas duas pequenas escadarias, que se faz sentir mais o declive, numa curta, mas exigente subida. É precisamente aqui que estão estrategicamente colocadas as traves de madeira, que foram aumentadas em alguns centímetros para este Campeonato do Mundo. Segue-se mais uma zona técnica que conduz os ciclistas até ao último terço da volta, caracterizado por troços mais retos e em ligeira descida. Após quase 3 km de um traçado bastante rápido, é cruzada a linha de meta. 

O traçado dos Campeonatos do Mundo 2024 (Fonte: UCI)
Written by - - 267 Views

Páginas: 1 2 3 4

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *