Escrito por Melissa Silva
Conhece Jonas Gregaard, um ciclista profissional dinamarquês que, atualmente, corre na Lotto Dstny, uma equipa de ciclismo belga bastante conhecida com um compromisso com a excelência. A equipa tem uma longa história de sucesso em várias disciplinas do ciclismo, incluindo vitórias em clássicas e Grandes Voltas. A carreira no ciclismo de Gregaard tem sido pautada pela dedicação, habilidade e entusiasmo pelo desporto. Nesta entrevista exclusiva, poderão saber tudo sobre suas experiências, aspirações e o emocionante caminho que se avizinha.
PCM: Refletindo sobre o ano passado, quais foram os fatores que influenciaram a tua decisão de transição da Uno-X para a Lotto Dstny?
JG: Acredito que tive uma temporada muito boa, na qual obtive melhorias significativas. Na Uno-X, tive muitas corridas bem-sucedidas tanto para mim quanto para meus companheiros de equipa. O Tour de France foi especialmente importante para mim, onde acabei com a sensação de satisfação ao terminar a prova e passar por todas as etapas. Às vezes, temos que pensar no futuro e no que será melhor para o nosso crescimento. Acredito que a Lotto Dstny é um lugar onde posso melhorar, e, portanto, agora estou aqui.
PCM: Os teus objetivos pessoais serão mais facilmente atingíveis na Lotto Dstny?
JG: Absolutamente, tenho grande confiança nisso. No entanto, também me juntei à Lotto Dstny para contribuir para o sucesso da equipa e apoiar os meus companheiros. Eles já conseguiram perceber quais são as minhas capacidades e como me comporto em corridas importantes. Enquanto a minha abordagem, nesta temporada, possa ser semelhante ao que fiz na Uno-X, fazer parte de uma equipa diferente certamente proporcionará uma experiência de aprendizagem única. Estou confiante de que será um bom ano e estou focado em dar o meu melhor.
PCM: Vencer a classificação de montanha no Paris-Nice deve ter sido uma conquista significativa. Como vês o ano de 2024 a se desenrolar?
JG: Vencer a classificação de montanha no Paris-Nice foi uma experiência incrível, mas acredito que o ano de 2024 será ainda mais promissor. Os resultados dos meus treinos possibilitam ver o meu progresso, e sinto-me cada vez mais forte. Espero melhorar o meu desempenho no Paris-Nice e noutras corridas ao conseguir usar esse incremento de força e motivação.
N.D.R.: Realizado anualmente na França, o Paris-Nice, também conhecido como “Corrida do Sol”, é normalmente corrida de Paris a Nice, o percurso apresenta aos ciclistas uma variedade de terrenos desafiantes, sendo considerado um dos maiores eventos de ciclismo, que atrai ciclistas de elite.
PCM: Morar em Girona parece ser um aspecto importante para a tua vida profissional. Como é que isso contribui na tua preparação para a temporada?
JG: Moro em Girona há cinco anos, e é um ótimo local para treinar na pré-época. A cidade oferece uma mistura ideal de paisagens incríveis, montanhas com uma atmosfera propícia ao uso da bicicleta. As estradas são ótimas e os habitantes são receptivos ao ciclismo, tornando os treinos algo muito mais seguro e agradável. Girona oferece-me as melhores condições para que consiga evoluir como ciclista.
N.D.R.: Girona, uma cidade no norte da Espanha, emergiu como um importante centro no mundo do ciclismo profissional. O apelo da cidade para os ciclistas deve-se ao clima favorável, ao terreno diversificado e às estradas bem conservadas. Muitos ciclistas profissionais, incluindo vários campeões de Grandes Voltas escolhem Girona como os headquarters durante a pré-época e, mesmo, durante todo o ano. E, Jonas, comprova que a cidade oferece um cenário ideal para os ciclistas acumularem quilómetros de treino nas estradas de Girona.
PCM: Quais são tuas expectativas para este ano, e como te tens preparado para objetivos específicos?
JG: A preparação para esta temporada não foi muito diferente da habitual para mim. Treinei mais de 100 horas em dezembro e participei em alguns training camps para conhecer os meus novos companheiros de equipa. Os training camps são essenciais para as preparações de última hora, à medida que a temporada se aproxima. Vou fazer de tudo para estar bem nas Clássicas das Ardenas, mas um dos meus objetivos pessoais é participar novamente numa Grande Volta.
N.D.R.: Um dos eventos mais importantes no calendário de ciclismo da primavera são as Clássicas das Ardenas, uma série de corridas profissionais de um dia realizadas na região das Ardenas, na Bélgica. A Amstel Gold Race, a La Flèche Wallonne e a Liège-Bastogne-Liège estão entre as clássicas mais difíceis e desejadas por causa do seu terreno difícil, subidas íngremes e do clima imprevisível.
PCM: Olhando para o ano passado, qual foi tua corrida favorita? Qual é a corrida dos teus sonhos?
JG: A Liège-Bastogne-Liège destaca-se como a minha corrida favorita e realmente espero poder fazê-la novamente. Quanto à corrida dos sonhos, eu já realizei o meu sonho com a minha com a participação no Tour de France em 2023. Agora, o sonho não é apenas competir lá, mas também garantir uma vitória de etapa.
N.D.R.: A Liège-Bastogne-Liége, uma das Clássicas das Ardenas, atrai ciclistas profissionais que desejam testar suas capacidades a subir. Garantir uma vitória em “La Doyenne” é um objetivo desejado por muitos, pois representa a capacidade de um ciclista superar o terreno difícil e fazer parte da história do ciclismo, e Jonas quer fazer parte dessa história.