Estrada, Nacional

7.º GP Anicolor: Dois dias de competição no regresso do pelotão nacional à estrada!

7.º GP Anicolor: Dois dias de competição no regresso do pelotão nacional à estrada!

Arranca amanhã, após uma breve pausa do calendário nacional, a 7.ª edição do GP Anicolor que este ano contará com o incremento de 1 dia de competição em relação à última edição, sendo que a prova terá 2 etapas. A primeira etapa será mais propícia a uma chegada ao sprint, visto que é maioritariamente plana, já a segunda etapa terá alguma ondulação e será a etapa onde as maiores diferenças serão feitas.

A edição deste ano contará com 18 equipas, estando presentes as 9 equipas Continentais UCI portuguesas, as 8 formações de clube/sub-23 portuguesas (com uma novidade: a mudança de nome na equipa da JVperfis WINDMOB, que se passa a chamar PORTOS WINDMOB, com efeitos imediatos) e, ainda, 1 formação Continental UCI espanhola – Electro Hiper Europa – equipa que costuma estar presente nas provas UCI portuguesas e que conta com Lucas Lopes nas suas fileiras. À hora de escrita do artigo estavam pré-inscritos 126 ciclistas divididos pelas 18 equipas em competição.

GP Anicolor: Tudo o que precisas de saber sobre as etapas e possíveis candidatos à vitória!

A edição deste ano contará com 311,8 quilómetros distribuídos pelas 2 etapas anteriormente referidas. O percurso contém uma etapa para os ciclistas mais velozes do pelotão e outra etapa que pode ser bastante atacada devido à existência de terreno sinuoso e propício a ataques. Espera-se um bom espetáculo em ambas as etapas, com muita velocidade e vários ataques, principalmente na segunda etapa.

1.ª Etapa: Oliveira do Bairro (Anicolor) – Águeda (166,1 quilómetros)

A primeira jornada irá levar os atletas a percorrer estradas maioritariamente planas, sem nenhuma dificuldade montanhosa. A etapa contará com 4 Metas Volantes em Cacia, Ílhavo, Mira e Mealhada e é esperada uma chegada em pelotão compacto à Avenida 25 de Abril, em Águeda. Os sprinters do pelotão nacional, e da Electro Hiper Europa, não quererão deixar esta oportunidade passar incólume e serão eles os maiores favoritos a vencerem a tirada, surgindo como grandes favoritos os seguintes nomes: Santiago Mesa (ABTF Betão – Feirense), Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), César Martingil (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Luís Carlos Chia (CCL / Matdiver / Anastácio Mendes & Mendes, Lda / Suplementos24.com), Rodrigo Caixas (Credibom – L.A. Alumínios – Marcos Car), Rafael Silva (Efapel Cycling), Xavier Cañellas e Joan Martí Bennassar (Electro Hiper Europa), Francisco Campos (Fonte Nova – Felgueiras), Luís Mendonça e Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), José Sousa (Kelly / Simoldes / UDO), César Fonte (Radio Popular – Paredes – Boavista) e, ainda, João Matias e Leangel Linarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua).

Perfil da 1.ª Etapa.
Fonte: Organização da prova

2.ª Etapa: Oliveira do Bairro – Águeda (145,7 quilómetros)

A segunda e última tirada da competição será mais dura que a do dia anterior e irá ter 4 Contagens de Montanha em Boialvo, Freimoninho, Dornas e A-dos-Ferreiros, sendo que existirá 1 Meta Volante em Mortágua. A parte crucial da etapa será o encadeamento das subidas de Freimoninho e Dornas que poderão ser os pontos fulcrais para a decisão do GP Anicolor, sendo mesmo o terreno mais propício a ataques e à divisão do pelotão. Ultrapassada a dificuldade de Dornas a tirada terá, sensivelmente, 35 quilómetros até à sua conclusão e eis que a menos de 10 quilómetros do fim aparece a dificuldade montanhosa de A-dos-Ferreiros que poderá provocar a seleção final dos favoritos. Espera-se que chegue um grupo restrito de ciclistas à Avenida 25 de Abril, o local de chegada da etapa anterior. Alguns dos nomes a ter em conta serão os seguintes: António Carvalho, Ivo Pinheiro, Afonso Eulálio e Pedro Andrade (ABTF Betão – Feirense), Venceslau Fernandes (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), Vicente García de Mateos e Carlos Oyarzún (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Anderson Maldonado (CCL / Matdiver / Anastácio Mendes & Mendes, Lda / Suplementos24.com), Gonçalo Leaça e Alexandre Montez (Credibom – L.A. Alumínios – Marcos Car), Joaquim Silva, Tiago Antunes e Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling), Mateu Estelrich e José Luís Faura (Electro Hiper Europa), Javier Moreno (Fonte Nova – Felgueiras), Mauricio Moreira, Artem Nych e James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), Luís Gomes e Afonso Silva (Kelly / Simoldes / UDO), Tiago Leal e Hugo Nunes (Radio Popular – Paredes – Boavista) e, ainda, Ángel Sánchez e Gonçalo Amado (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua). A estes nomes juntam-se os de alguns dos sprinters que estarão na luta no dia anterior, visto que uma grande parte deles poderá aguentar e disputar a etapa e, consequentemente, a geral.

Perfil da 2.ª Etapa.
Fonte: Organização da prova

Alguns dos ciclistas sub-23 das equipas de clube a ter em conta para um bom resultado nas etapas e na geral final são os seguintes: André Ribeiro (ACDC Trofa), António Cunha e Sérgio Saleiro (Fonte Nova – Felgueiras) Marco Marques e Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team), Pedro Crispim (Porminho Team Sub23) Jonatan Montoya e Tiago Vale Ferreira (PORTOS WINDMOB) e Tiano da Silva (Santa Maria da Feira / Segmento d’Época / Reol).

As novidades no pelotão nacional

A prova irá contar com 2 novidades a nível nacional em termos de ciclistas. A primeira delas é a estreia do australiano James Whelan com as cores da Glassdrive / Q8 / Anicolor, ele que é um ciclista muito completo e promete ser uma das grandes revelações da segunda metade da temporada, em Portugal. A segunda é mais recente contratação da ACDC Trofa, o campeão nacional de estrada das Ilhas Caimão, Nathaniel Forbes. Forbes é um ciclista sub-23 que tem aqui a sua primeira aventura na Europa pela mão da equipa trofense.

James Whelan
Foto: Glassdrive / Q8 / Anicolor
Nathaniel Forbes
Foto: ACDC Trofa

Esperam-se dois dias de emoções fortes, com algum calor à mistura, e muito público na estrada para apoiar os ciclistas!

A Portuguese Cycling Magazine estará, no terreno, a acompanhar a prova. Estejam atentos ao nosso Instagram e Twitter!

Foto de Capa: Paulo Gaudêncio / Anicolor

Written by - - 432 Views

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *